Blog da Echo Water

Zeólito ou Zeólita como meio filtrante para tratamento de água

A zeólita ou zeólito meio filtrante é um material de alta qualidade, utilizado no tratamento de água para consumo humano.  A zeólita é uma das tecnologias mais avançadas utilizadas na remoção de metais pesados presentes na água, como ferro e manganês, chumbo e mercúrio comuns em água e efluentes provenientes de ambientes industriais. É fundamental que estes elementos sejam totalmente eliminados da água, pois o seu consumo e o descarte resulta em sérios problemas de saúde.

Com grande capacidade de absorção e intercambio iônico, a zeólita meio filtrante demonstra maior facilidade em eliminar qualquer quantidade de íon amônio presente na água, o que contribui para um aumento na segurança de consumo de efluentes industriais tratados.

Além da zeólita ser capaz de remover os metais pesados presentes na água, ele também realiza o tratamento de diversos tipos de efluentes e remove lodos presentes no local de armazenamento.

 

O que é a zeólita?

A zeólita meio filtrante é um elemento muito importante no tratamento de água para consumo humano e de processos industriais. Por ser um mineral natural oriundo de cinzas vulcânicas, a zeólita tem grande volume de poros e age como uma “esponja” ou peneira molecular.

Este material tem a capacidade de realizar trocas catiônicas e dispensa o uso de qualquer produto químico na sua ação, além do processo de retrolavagem não gerar passivo ambiental, ou seja, rejeito nocivo.

Zeólita meio filtrante: origem e história

A zeólita (do grego zeo, pedras; lithos, fervem), possui como característica o borbulhamento quando imersa em água. Seus estudos foram iniciados na Suécia, pelo barão Cronstedt, em 1756. É um mineral que possui origem sedimentar vulcânica, onde o magma se solidifica de forma intrusiva no interior da Terra, com a formação de agrupamentos de rochas.

A exposição a diversas condições naturais como chuva, ventos, umidade e variação brusca de temperatura desgasta as rochas. Com isso, há a formação de partículas depositadas em uma depressão ou planície, o que gera a configuração a diferentes tipos de zeólita naturais, que são minerais presentes na estrutura da Terra.

Atualmente, a zeólita ao redor do mundo é explorada por 36 países, com produção entre 2,5 a 3 milhões de toneladas. China, Coreia, Japão, EUA e Cuba são os principais produtores. No Brasil, empresas voltadas para a filtração de água e produtos ecológicos vêm aliando o uso da tecnologia do uso de zeólitas em harmonia com a natureza, desenvolvendo expertise no tratamento de água.|

Conheça as espécies de zeólitas naturais e sua composição

Há grande variedade de tipos de zeólitas, que se dividem em naturais e sintéticas.

As zeólitas naturais são extraídas de minas e formadas da erupção de vulcões que originam rochas metamórficas. O magma se solidifica e forma rochas que se desgastam sob ação do tempo em partículas gerando diferentes tipos de zeólitas.

As amostras de rochas zeolíticas têm em sua composição em mais de 75% dos minerais do tipo clinoptilolita, modernita – principalmente – e em sua menor quantidade quartzo e feldespato, que possui textura lisa e bem polida.

A zeólita do tipo clinoptilolita tem elevado grau de conteúdo de silício e alumínio próprios de um silicato, com uma relação SiO2/Al2O3 de aproximadamente 5,15. Quanto maior essa relação, maior será sua CTC. Essa relação é típica de zeólitas com alto conteúdo de silício. Nestas espécies, a concentração zeolítica apresenta alta estabilidade térmica.

Os silicatos têm uma estrutura cristalina de ligação química com uma parte iônica e outra parte covalente, com carga distribuída igualmente entre os quatro oxigênios. Nos espaços vazios das redes residem os cátions, que equilibram a carga negativa da estrutura zeolítica. Essa estrutura contém cavidades na forma de canais com espaços que permitem a passagem de determinados compostos, sendo ocupados por moléculas de água e cátions.

Zeólitas sintéticas

 

Existem mais de 150 tipos de zeólitas sintéticas. De acordo com reportagem publicada na revista Meio Filtrante, as zeólitas sintéticas são fabricadas a partir de compostos químicos com pressão, temperatura e tempo de produção controlados, possuindo cavidades internas mais uniformes que as naturais e maior eficiência para algumas aplicações.

As zeólitas artificiais possuem manganês de elevada pureza associado a outros materiais que agregam valor de catálise nos tratamentos de água para diversas aplicações.

Como funciona a zeólita meio filtrante

Amplamente utilizada em tratamento de efluentes com teor de metais pesados, a zeólita meio filtrante apresenta diversas propriedades químicas características. A zeólita possui vasta área superficial e volume de poros. É dotada de estrutura cristalina tridimensional infinita, com cavidades que podem ser ocupados por íons e moléculas de água com grande liberdade de movimento.

Estas moléculas têm a função de fazer o intercâmbio catiônico ou desidratação reversível da rede. Como a zeólita meio filtrante opera como uma esponja ou peneira molecular, a água não afeta sua estabilidade estrutural e pode ser eliminada.

As zeólitas possuem também intercâmbio de íons, adsorção, desidratação e reidratação, elevada porosidade, microporosidade, além do poder de absorver água e amônia, que são propriedades em função da estrutura de cristal de cada espécie.

A zeólita permite filtração em toda área e é necessária a troca do meio filtrante quando houver saturação, mas em estudos é garantida uma maior vida útil da zeólita em comparação à areia em substituição à filtração.

A utilização de zeólita meio filtrante natural tem sido utilizada como prática importante em controle ambiental de resíduos industriais. Antes mesmo de qualquer tratamento, o material tem a capacidade de eliminar com significativa eficiência traços de metais pesados em solução.

Os resultados presentes em aplicações confirmam a potenciabilidade das amostras de material zeolítico, considerando a utilização a baixo custo quando comparadas a outros processos tradicionais.

Tipos de zéolita meio filtrante

Com eficiência comprovada na remoção de metais pesados, a zeólita meio filtrante é fornecida em diferentes tipos, adequados  para usos específicos.

Zeólita meio filtrante – ZN

Meio filtrante de alta qualidade utilizado na filtração convencional. Possui grande área superficial e porosidade que permitem a retenção de material particulado.

Propriedades:

  • Elevada capacidade de retenção
  • Alta performance na filtração
  • Maior fluxo de filtração
  • Baixa densidade
  • Baixa perda de carga

Benefícios:

  • Reduz a frequência de retrolavagens
  • Retenção de partículas finas
  • Aumenta a capacidade de filtração, reduzindo o custo com novos equipamentos
  • Permite fluxos maiores de filtração

 Fornecimento:sacos com 25 Kg

ZF – Zeólito para remoção de Ferro e Manganês

O zeólito para remoção de ferro e manganês é um meio filtrante desenvolvido para tratamento eficiente de águas para consumo humano e efluentes industriais.

Benefícios

  • Facilidade de retrolavagem devido à baixa densidade. Remexe os grãos, proporcionando uma limpeza rápida e prática e reduz a quantidade de água utilizada durante o processo de lavagem.
  • Alta capacidade de adsorção de ferro e manganês. Remove parâmetros de Ferro com teores de até 50,0 ppm com utilização de tratamentos primários e acima de 6,0 ppm para tratamento simples e manganês com teores acima de 2,0 ppm.
  • Menor perda de carga devido a alta porosidade.

Fornecimento:sacos com 25 Kg

Zeólito – ZS

Meio filtrante adsorvente de alta qualidade, utilizado na remoção de amônia da água e efluentes.

Principais Propriedades

  • Alta porosidade
  • Alta seletividade ao nitrogênio amoniacal
  • Retenção de partículas ­finas
  • Alta porosidade

Benefícios

  • Pode ser usado como subproduto na agricultura, após saturado com nitrogênio que será liberado para o sistema radicular das plantas de forma lenta e controlada pela troca catiônica

Fornecimento: sacos com 25 Kg

 

Zeólito – ZE

Remove contaminantes da água e efluentes urbanos, industriais e de lodos, combinando processos de adsorção e intercâmbio iônico. O zeólito meio filtrante ZE é altamente seletivo ao íon amônio (nitrogênio amoniacal) e metais pesados (cromo, níquel, chumbo, cádmio, estanho, mercúrio, prata, zinco e cobalto).

Benefícios

  • Alta seletividade ao nitrogênio amoniacal;
  • Remoção de metais pesados na forma iônica;
  • Facilita a secagem do lodo;
  • Não lixivia os metais pesados adsorvidos.

Dimensionamento:

  • É usualmente determinado em testes de jarro, já que apresenta grande variação de acordo com a qualidade da água e efluente a ser tratado.

Descarte ecológico:

  • Após a saturação, pode ser aplicado como subproduto na agricultura, já que a grande quantidade de nitrogênio absorvido será liberada de forma regular e lenta para o sistema radicular das plantas, através do processo de intercâmbio catiônico.

Fornecimento: sacos com 25 Kg

Zeólito meio filtrante ZZ

Meio filtrante de alta qualidade utilizado na remoção de metais pesados como cobre, chumbo, níquel, cádmio, zinco, cromo, estanho, cobalto, mercúrio e prata.

Benefícios

  • Possibilidade de reuso da água tratada
  • Não libera os metais após o tratamento
  • Retenção de partículas finas
  • Alta seletividade aos metais pesados
  • Pode ser descartado em aterro

Fornecimento: sacos com 25 Kg

 

Como adquirir a zeólita meio filtrante

Após conhecer as propriedades e características da zeólita meio filtrante, é possível sua aquisição através de uma empresa especializada.

A Echo Water atua no mercado desde 1998, sendo especializada no tratamento, reúso de água, efluentes, venda e instalação de equipamentos para filtragem em ambientes industriais e comerciais, tais como, empresas, hipermercados, condomínios, shoppings, hospitais, hotéis e universidades, entre outros.

Seja no tratamento de água ou de efluente industriais, a Echo Water dispõe de uma ampla gama de equipamentos e de produtos químicos direcionados para o processo de tratamento de água. Além da expertize para execução de serviços, a empresa fornece atendimento de qualidade e a melhor solução para seus  clientes.

O tipo de tratamento a ser aplicado e os controles efetuados dependem fundamentalmente da utilização que será feita da água. Para conhecer melhor e adquirir os equipamentos de zeólita meio filtrante, consulte clicando aqui.

Echowater

Echowater

Buscamos soluções contínuas para melhorar a utilização e qualidade da água, desenvolvendo para nossos clientes projetos modernos, econômicos e ambientalmente corretos, oferecendo também estratégias que busquem minimizar problemas relacionados a disponibilidade hídrica e ao lançamento de efluentes.

Adicionar comentário